Logo

Construção Sustentável - Telhado Verde


Telhado Verde

Telhado Verde, também chamado de Cobertura Vegetal ou mesmo Jardim Suspenso, inicialmente orientado para aplicação sobre lajes, porém, pode ser aplicado sobre telhados convencionais.

Uma boa definição de Telhado Verde é a apresentada pelo portal Sua Pesquisa como sendo: Uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. Para tanto, observa-se a necessidade de impermeabilizar a estrutura onde será plantada a vegetação. Além disso a estrutura também deverá contar com um excelente sistema de drenagem.

Não é difícil perceber que se o sistema de impermeabilização e drenagem não apresentar bom desempenho, ocorrerá infiltrações e presença de umidade no interior da edificação.

Telhado Verde
Não trata-se, no entanto de uma técnica construtiva recente, de acordo com Silva (2011) já se praticava essa técnica pelos zigurates na antiga mesopotâmia. Araújo (2007) apud Silva (2011) cita que no império romano, no período renascentista, árvores eram cultivadas em cobertura de edifícios.

Os Telhados Verdes, segundo o portal Ecocasa. apresentam-se como uma eficiente solução arquitetônica em termos de conforto interno (tanto térmico quanto acústico) e estética, além de contribuir significativamente para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas.

Em termos de conforto térmico, várias pesquisas relatam que não somente o interior da edificação, mas também, o entorno é beneficiado, principalmente nos grandes centros urbanos, nas chamadas ilhas de calor.

Telhado Verde
Embora, no Brasil essa técnica ainda não tenha sido bem difundida, de acordo com a revista Infraestrutura Urbana - projetos, custos e construção, edição 16 da editora Pini (2011) cidades e Estados como Porto Alegre, Santa Catarina e Guarulhos (SP) tem leis e/ou instruções que incentivam a implementação das coberturas verdes em edificações públicas e privadas.

Em 2015, na Cidade de São Paulo, a Vereadora Sandra Tadeu do partido Democratas (DEM/SP) criou um projeto de Lei, que prevê a obrigatoriedade de telhados verdes em construções de novas edificações a partir de três pavimentos (TÉCHNE, 2016).

Segundo Téchne (2016) o projeto não foi aprovado pelo prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad. Segundo o prefeito de São Paulo, tal exigência poderia prejudicar obras que não se encaixam como Habitação de Interesse Social (HIS), tendo em vista que essa técnica construtiva requer maior investimento em reforço estrutural, considerando que a estrutura deverá ter capacidade para suportar acúmulo de água e o peso da vegetação, além de que também deverá contar com um eficiente sistema de drenagem.

Telhado Verde
Telhado Verde
Fonte:posturacorreta.com
Telhado Verde
Telhado Verde em Zonas Urbanas
Fonte: jardinaria.com.br

A internet está recheada de materiais acerca desta técnica construtiva, abaixo segue alguns links para leitura:

Veja Também

Ciclovia Tim Maia
Aproveitamento de água de chuva
Resíduos da Construção Civil
Resíduos da Construção Civil
Geossintéticos
Geossintéticos: Goetêxteis e Geogrelhas

Notícias anteriores.

PARCEIROS:

logo FAT logo EngeArc CAB logo AIMX

BLOGS PARCEIROS:

Edifique Ações - Blog da Professora Janine Gomes

Erymáximus: Blog do Professor Erymá