Logo

Alunos do Curso de Engenharia Civil Realizam Ensaio de Granulometria

por Roberto do Santos Monteiro

Ensaio Granulometria

Os agregados estão entre os materiais mais utilizados na construção civil, quer seja na composição de misturas de argamassas e concretos, quer seja em outras aplicações, como por exemplo, material para aterros e obras de drenagens.

Para Isaia (2010, p.483) agregados são fragmentos de rochas, popularmente denominados "pedras" e "areias". Bauer (2011, p.63) define agregados como sendo material particulado, inclusivo, de atividade praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Esses materiais são utilizados em vários segmentos da engenharia nas mais variadas formas, entre elas: em forma de blocos, pedras, pedregulhos, cascalhos, seixos, britas, pedriscos, areias, etc (ISAIA, 2010). O termo "agregado" é de uso generalizado na tecnologia do concreto; nos outros ramos da construção é conhecido, conforme cada caso, pelo nome específico: fíler, pedra britada, bica-corrida, rachão etc.(BAUER, 2011, p. 63).

Ensaio de Granulometria

Considerando que a qualidade dessas argamassas e concretos, por exemplo, dependem da qualidade dos materiais que os compõem, é de suma importância que os profissionais da construção civil, verifiquem a qualidade dos agregados que irão utilizar. Neste sentido Isaia (2010, p. 483) cita que: [...] a classificação desses materiais e a determinação de suas principais propriedades de engenharia, bem como as especificações limits de aceitabilidade, são fundamentais para o bom desempenho de uma obra.

Tomando como referência a NBR 7211 da ABNT fica evidente que existem agregados cuja granulometria podem não ser de interesse na confecção desses compósitos, uma vez que a referida Norma apresenta duas faixas granulométricas classificadas como Zona Ótima e Zona Utilizável. Dessa forma, pode-se entender que, o que estiver fora dessas faixas não são interessantes para obtenção de concretos.

Entre as vantagens de se utilizar bons agregados em misturas de argamassas e concretos, pode-se destacar a maior economia e resistência, que podem ser obtidas à partir de composições com maior massa unitária e menores índices de vazios; melhor trabalhabilidade; aumento da vida útil das peças confeccionadas e menor probabilidade de manifestações patológicas no futuro, reduzindo custos com manutenção e aumentando a satisfação do cliente.

granulometria

Dentro deste contexto, faz todo sentido introduzir o acadêmico de engenharia no conhecimento e domínio das Normas, que padronizam os ensaios realizados nos agregados. Posteriormente, a aplicação prática dos procedimentos normativos, deverá complementar o conhecimento teórico adquirido.

Com isso no dia 15 de março os alunos da disciplina de Materiais de Construções I, do curso de Engenharia Civil, aplicaram seus conhecimentos supervisionados pelo técnico de laboratório e o professor responsável pela disciplina, nos ensaios de granulometria com base nas normas da ABNT, NBR 7211 e NBR NM 248, e com base na NBR NM 45 determinaram a massa unitária e o índice e vazios.

Ao final verificou-se a satisfação dos acadêmicos, mesmo tendo o trabalho de preparar os materiais com peneiramento, lavagem e secagem em estufa, pesagem e registros dos dados para construção das curvas para análises da distribuição granulométrica, módulo de finura, dimensão máxima característica e da massa unitária de cada material trabalhado (agregado miúdo e graúdo).

Referências

  1. BAUER, L. A. Falcão Materiais de Construção, Vol 1. V Edição. Editora LTC. Rio de Janeiro-RJ. 2011
  2. ISAIA, Geraldo C. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. Volume 1. II edição revisada. IBRACON. São Paulo/SP. 2010. 2v.

Divulgação de Eventos

  1. No período de 04 a 08 de novembro de 2018 será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, o XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Os trabalho podem ser submetidos até o dia 30 de abril de 2018. As informações acerca do evento encontra-se disponível em cbcimat.com.br.
  2. Na cidade de Natal/RN nos dias 16 à 20 de setembro de 2018 será realizado o XVII Encontro da SBPMat/XVII B-MRS Meeting - Brazilian Materials Research Society (B-MRS). Para maiores informações acerca do evento acesse sbpmat.org.br.
  3. Em abril de 2018, dos dias 10 à 13 será realizará o primeiro Simpósio Brasileiro de Materiais e Pesquisas Relacionadas(SBPMPR). A primeira edição do evento ocorrerá na cidade de Juiz de Fora - MG. Maiores informações acesse: sbpmat.org.br.
Congresso de Materiais
CBECIMAT
Fonte:cbcimat.com
.
Simpósio de Materiais
I SBPMPR
Fonte: sbpmat.org.br

Veja Também

Ciclovia Tim Maia
Aproveitamento de água de chuva
Resíduos da Construção Civil
Resíduos da Construção Civil
Geossintéticos
Geossintéticos: Goetêxteis e Geogrelhas

Notícias anteriores.

PARCEIROS:

logo FAT logo EngeArc CAB logo AIMX

BLOGS PARCEIROS:

Edifique Ações - Blog da Professora Janine Gomes

Erymáximus: Blog do Professor Erymá