Logo

Alunos do curso de Engenharia Civil Realizam Visita Técnica em Empresa de Tratamento de Resíduos


por Roberto dos Santos Monteiro em:

Alunos em Visita Tecnica

No sábado, 17 de março de 2018, os alunos do sétimo período do curso de engenharia civil tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de uma empresa de tratamento de resíduos localizada no Estado de Alagoas. Na ocasião os alunos foram acompanhados pelo professor Roberto Monteiro e pelo engenheiro responsável técnico pela empresa.

Primeiramente, o engenheiro responsável técnico reuniu os alunos na entrada da empresa, recepcionando-os e lhes apresentando a política interna. Em seguida, foi apresentado o planejamento da visita que, teve início pela Estação de Tratamento de Afluente (ETA), onde foi passada a informação de que toda água utilizada nos processos de tratamento e lavagem dos equipamentos tem origem nesta ETA. O tratamento do afluente é constituído por captação, floculação e decantação, cloração, filtros de areia e osmose reversa. O sistema, de acordo com o engenheiro, trata a água a ponto de obter uma água desmineralizada, portanto, imprópria para o consumo humano.

Conforme visto anteriormente, a água captada e tratada é utilizada no incinerador, na autoclave e na lavagem dos recipientes de acondicionamento de resíduos, posteriormente o rejeito desta água é tratado na ETE, sendo possível a sua reutilização nos processos de tratamento de resíduos.

Quanto aos principais resíduos coletados pela empresa foram citados os resíduos de serviço de saúde, que variam entre peças anatômicas de pessoas e animais, carcaça de animais, materiais perfuro cortantes (bisturis, agulhas de procedimentos hospitalares, ...), até medicamentos vencidos, luvas de procedimentos, fraudas descartáveis, entre outros.

Os resíduos orgânicos e perfuro cortantes são tratados no incinerador e transformados em cinzas, enquanto os demais materiais são tratados na autoclave, por fim a destinação final é o aterro industrial da própria empresa.

Todos os equipamentos e procedimentos são monitorados, periodicamente são realizados ensaios de verificação de emissão de particulados na atmosfera, temperatura da descarga, qualidade da afluente tratado e qualidade do efluente tratado; os colaboradores recebem periodicamente treinamento e capacitações; vale destacar que a empresa tem certificação de qualidade padrão ISO.

Por fim, os alunos apresentaram sua dúvidas e curiosidades, onde foram respondidos, como são realizadas as cobranças, se em massa de resíduo, se em volume de resíduo, acerca da destinação do lodo resultante da ETE, jornadas de trabalho, como são classificados os resíduos e sobre o sistema de cores, grau de riscos. Após responder aos questionamentos, o engenheiro fez as considerações finais se colocando a disposição para maiores esclarecimentos que os alunos, porventura, julgassem necessários.

Fóruns e Congressos

Fórum de Resíduos Sólidos
IX Fórum de Resíduos Sólidos
Fonte:instituoventurini.org
Telhado Verde
Congresso de Saneamento da Assemae
Fonte: trabalhosassemae.com.br
  • De 13 à 15 de junho de 2018 na cidade de Porto Alegre/RS será realizado o IX Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Para inscrição e maiores informações clique aqui.
  • De 27 à 30 de maio de 2018 na cidade de Fortaleza/CE será realizado o XLVIII Fórum de Saneamento da Assemae. Mais informações sobre o evento e como se inscreverclique aqui

Veja Também

Ciclovia Tim Maia
Aproveitamento de água de chuva
Resíduos da Construção Civil
Resíduos da Construção Civil
Geossintéticos
Geossintéticos: Goetêxteis e Geogrelhas

Voltar Para Página Inicial.

PARCEIROS:

logo FAT logo EngeArc CAB logo AIMX

BLOGS PARCEIROS:

Edifique Ações - Blog da Professora Janine Gomes

Erymáximus: Blog do Professor Erymá