Logo

Dubai Creek Harbour

dubai_kreek

Mais uma vez Dubai busca a quebra de recordes. Dubai Creek Harbor, esse é o nome do prédio que está pleiteando o título de edifício mais alto do mundo. A atual torre mais alta do mundo, o Burj Khalifa conta com 828 metros de altura, o Dubai Creek promete superar essa marca e deverá custar aproximadamente U$ 1 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 3,5 bilhōes) e está previsto para ter suas obras concluídas em 2020. Segundo o portal Pini Web, o projeto do Dubai Creek que foi idealizado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, segue linhas culturais islâmicas e deve ter a aparência de um lírio. A altura da torre de observação ainda não fora revelada, no entanto, já é sabido que serão construídos deques de observação com jardins que buscarão recriar os Jardins Suspensos da Babilônia.

Desaba Trecho da Ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro e Deixa pelo Menos Dois Mortos

Um trecho de uma obra inaugurada em 17 de janeiro de 2016, desabou em São Conrado no Rio de Janeiro. Até o momento foram localizadas e identificadas duas vítima fatais, onde lamentavelmente uma das vítimas trata-se do engenheiro Eduardo Marinho Albuquerque de 54 anos.

A ciclovia margeia a Avenida Oscar Niemeyer. O projeto prevê uma extensão que vai "do Leme ao Pontal", razão pela qual recebe o no nome de Ciclovia Tim Maia.

Segundo os principais veículos de comunicação do País, foram coletadas informações de que haviam pessoas paradas na ciclovia, filmando o espetáculo da natureza (fortes ondas chocando-se sobre um paredão). Os relatos afirmam que em determinado momento o tabuleiro da ciclovia foi atingido por uma onda ainda mais forte, erguendo o referido trecho da ciclovia, resultando em colapso.

Embora, especula-se que houve falhas na concepção, é importante ressaltar que ainda é muito cedo para se chegar a quaisquer conclusões. É necessário cautela, inclusive por parte da imprensa ao relatar sobre o acidente, tendo em vista tratar-se de uma obra pública que, segundo veicula-se pela imprensa, ter custado aos cofres públicos o valor de R$ 45 milhões.

ciclovia Tim Maia ciclovia Tim Maia
Fonte: G1.globo.com Fonte: G1.globo.com

Geotêxteis e Geogrelhas - Tecnologia de Geossintéticos

georrede     geossinteticos

Desde as décadas de 80 e 90 tem-se registrado aumento no uso de Geossintéticos em obra de Engenharia Civil. Dentro deste contexto vários trabalhos de pesquisas científicas têm sido desenvolvidos no Brasil e no mundo.

Entre as aplicações dos geossintéticos, quer seja em forma de geotêxteis, geomembranas, geogrelhas, geomantas ou georredes, podem-se citar: a separação de solos, obras de drenagem, contenção de fluidos e gases, controle de erosões e reforço de pavimentos, além de reforços de solos de maciços e estabilizações de taludes de aterros e de cortes em terrenos naturais. Leia o artigo completo clicando aqui.

PARCEIROS:

logo FAT logo EngeArc CAB logo AIMX

BLOGS PARCEIROS:

Edifique Ações - Blog da Professora Janine Gomes

Erymáximus: Blog do Professor Erymá