Aula no Canteiro de Obras
Umas das etapas mais importantes para o graduando do curso de Engenharia Civil são as aulas ministradas nos canteiros de obras, nas suas mais variadas fases, tendo em vista que, na visão do acadêmico há uma limitação da prática no curso.
Durante as visitas é importante demonstrar as tecnologias utilizadas nas construções. Porém, recomenda-se que o instrutor da disciplina conheça primeiramente a obra, de modo que possam ser respondidos possíveis questionamentos, bem elaborados pelos mais observadores e curiosos.
Vale ressaltar que deve-se conscientizar o aluno de engenharia civil que, a prática do curso está presente durante todo a graduação, quer seja quando o aluno trabalha em elaboração de projetos arquitetônicos ou de instalações (elétricas, hidráulicas, sanitárias), analisam e dimensionam elementos estruturais (pilares, vigas, lajes) quer sejam de concreto armado, aço ou madeira, entre outras práticas que alguns alunos não percebem durante sua formação.
Contudo, toda prática deriva de etapas distintas tais como: observação, análise teórica (sociais, biológicas, geológicas, física, química, composições destas e outras ciências mais) para posteriormente, sempre que possível elaborar uma formulação matemática. Nesta seara compete ao engenheiro civil conhecer um mix de ciência, e por isso deve ser um excelente observador e ter domínio da teoria para o sucesso de suas práticas.



No curso de engenharia civil, visitas a canteiros de obras por vezes tem um cunho mais ilustrativo do que mesmo prático, por isso também é imprescindível que os alunos que realizam visitas elaborem relatórios de visita em linguagem técnica.
Dito isto, fica o apelo as construtoras que abram suas portas para as faculdades de engenharia e o agradecimento àquelas que já o fazem